Em agosto de 2020 próximo o IBGE iniciará o Censo Demográfico 2020. Esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Neste momento, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização deste grande levantamento Brasil afora. Dentre as ações primordiais para o sucesso dos Censos, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Nesse sentido, o IBGE tem, historicamente, contado com a valiosa colaboração de diversas entidades municipais, em especial, das Prefeituras e Câmaras Municipais.

Pela dimensão da tarefa a ser realizada, é muito importante contar com apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.

Visto isso, no dia 19 de setembro de 2019, foi realizada a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020, as 10h da manhã, no Centro Cultural e contou com a presença do Chefe da Agência IBGE de Ananindeua Anderson da Silva Viana, do Secretário de Finanças Junior Chagas, do Secretário de Administração Adalberto de O. Brandão Junior, do Secretário de planejamento Lauro Barros e quatro funcionários da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e da Secretaria de Obras, deste município.

Nessa primeira reunião, em particular, discutiu-se a atualização da Base Territorial – descritores de divisas, mapas e cadastros – é uma tarefa pesada e dispendiosa. A parceria com prefeituras constitui, sobretudo nesta etapa, elemento fundamental para o sucesso de um censo. Essas instituições dispõem de mapas municipais e cadastrais (zonas urbanizadas) mais atualizados que aqueles que o IBGE possui. Isto é, possuem um material que reflete melhor a realidade local, garantindo em grande parte a qualidade das informações coletadas, evitando omissões na cobertura da área do município, agilizando a coleta e reduzindo os custos da operação.

E também a Prefeitura Municipal se comprometeu em colaborar com a promoção e divulgação do Censo Demográfico junto à comunidade e Colaborar na instalação dos postos de coleta, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados.