História do Município

O Município de São Caetano de Odivelas, está localizado na mesorregião do nordeste do Pará, especificamente na microrregião do Salgado, se encontra a uma latitude 00°45’00’’ sul e longitude 48°01’12’’ oeste, no “litoral de rias”, fazendo fronteira com os municípios de Vigia de Nazaré e Curuçá. O município em questão é conhecido como “Terra dos Caranguejos”, por seus extensos manguezais que estão presente em todo o território Odivelense proporcionando a presença constante de caranguejos, possui uma população estimada em 17.266 mil habitantes e com uma área de 743,466km², sendo estes dados decorrentes do ano de 2013.

O contexto histórico de São Caetano de Odivelas está vinculado à presença de padres jesuítas no período colonial na região do Rio Mojuim. Em 1735, os padres Jesuítas da Companhia de Jesus instalaram-se no lugar onde, hoje, encontra-se a sede do município de São Caetano de Odivelas, a margem esquerda do Rio Mojuim à 11 km de sua foz. Com a missão de difundir o catolicismo e catequizar os habitantes primitivos da região (os índios). Em 07 de agosto do mesmo ano, o padre português Frei Felipe (jesuíta), iniciou uma feitora “fazenda de criação de gado” à qual colocou sobre a proteção de São Caetano da Divina Providência, santo do dia, dando-lhe o nome de Odivelas, em homenagem a sua terra natal, como era de costume fazerem os jesuítas naquela época.

Em 1833, foi criada a freguesia de São Caetano de Odivelas. O município foi criado em 1872, e devidamente instalado em 28 de agosto de 1874, construindo a Câmara Municipal. Com o estabelecimento do regime republicano, foi instalada, em 26 de março de 1890, a Intendência Municipal, sendo o intendente local o Sr. Antônio Francisco dos Santos. Em 6 de julho de 1895, pela lei n°324, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade e instalada em 15 de agosto do mesmo ano.

No ano de 1930, o município de São Caetano de Odivelas foi extinto e seu território anexado à área dos municípios de Curuçá e Vigia. A emancipação político-Administrativo do município de São Caetano de Odivelas só ocorreu efetivamente em 31 de outubro de 1935.

Hoje, o município de São Caetano de Odivelas acha-se formado em três distritos: o distrito sede (São Caetano de Odivelas), Perseverança (Região do Mojuim) e região do Pererú.