Cidade

São Caetano de Odivelas é uma cidade do Estado do Pará. Os habitantes se chamam odivelenses.
O município se estende por 743,5 km² e contava com 16 891 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 22,7 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de São João da Ponta, Vigia e Curuçá, São Caetano de Odivelas se situa a 17 km a Norte-Leste de Vigia a maior cidade nos arredores.
Situado a 3 metros de altitude, de São Caetano de Odivelas tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 0° 44′ 40” Sul, Longitude: 48° 1′ 42” Oeste.

A história do município é marcada pela presença de padres jesuítas, durante o período colonial, na região do rio Mojuim, zona do Salgado. Em 1757, os padres da Companhia de Jesus instalaram-se no lugar conhecido como São Caetano, e fundaram uma fazenda à qual denominaram Fazenda São Caetano.

Quase 100 anos depois, foi criada a freguesia de São Caetano de Odivelas. A cidade atingiu a concepção de município em 1872. Com o estabelecimento do regime republicano, foi instalada, em 1890, a Intendência Municipal, que cinco anos depois foi elevada à categoria de cidade.

Hoje, o município é uma das principais rotas da pesca esportiva no estado do Pará.